A autonomia na vida adulta do jovem com deficiência intelectual
Instituições parceiras: UFSM e UFPR
Coordenadores da pesquisa: Sabrina Fernandes Castro e Iasmin Zanchi Boueri
Data de início da pesquisa: Janeiro de 2023
Previsão de término da pesquisa: Fevereiro de 2025
Fase atual da pesquisa: Trata-se de um projeto guarda-chuva que envolve três pesquisas. Aguardando o término da pesquisa “Adaptação e Validação da Escala de Intensidade de Apoio para Crianças e Adolescentes (SIS-C) com Deficiência Intelectual no Brasil” para dar início a esta.
Pesquisadores envolvidos: 02
Objetivo (s) da pesquisa:
Auxiliar profissionais da Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos no processo avaliativo de comportamentos adaptativos de pessoas com deficiência intelectual; Propiciar subsídios para elaboração de Planos de Transição para a vida adulta e/ou Planos de Inserção no Mercado de Trabalho junto a jovens e adultos com deficiência intelectual; Implementar e avaliar Planos de Transição para a vida adulta e/ou Planos de Inserção no Mercado de Trabalho junto a jovens e adultos com deficiência intelectual; Elaborar, implementar e avaliar programas de formação docente continuada para professores e coordenadores pedagógicos com temas condizentes com transição para a vida adulta e inserção no mercado de trabalho de jovens e adultos com deficiência intelectual.
Metodologia de pesquisa:
Contato com as escolas interessadas; Levantamento de demandas junto as entidades participantes; Elaboração dos planos de ação específicos para demanda de cada escola participante – os temas podem variar a depender das necessidades dos alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Implementação dos planos de ação específicos junto a alunos, professores e coordenadores pedagógicos; Avaliação dos planos de ação específicos; Avaliação social junto aos participantes das ações realizadas.
Resultados esperados
Espera-se contribuir para o desenvolvimento de autonomia de jovens e adultos com deficiência intelectual propiciando maior qualidade de vida e aprimoramento de seu potencial. Também se tem o intuito de contribuir para a formação docente dos profissionais que atuam junto a esses alunos para que a mão de obra fique ainda mais qualificada proporcionando ações efetivas no processo de transição para a um Cronograma adaptado em função da pandemia COVID-19. vida adulta e inserção no mercado de trabalho com práticas que são cientificamente comprovadas e baseada em evidencias.