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Programa estratégico de pesquisa inclusão e autonomia

Instituições parceiras: Universidade de Évora (Portugal)


Coordenador da pesquisa: Vítor Franco


Data de início da pesquisa: Outubro de 2021


Previsão de término da pesquisa: Outubro de 2024


Número de pesquisadores envolvidos: 1


Justificativa:

Sendo a deficiência uma condição que abrange todo o ciclo de vida, a pesquisa deverá ter em consideração e organizar-se em função dos processos e desafios que ocorrem nas diferentes idades

 

Objectivos gerais:

1. Promover, incentivar e enquadrar projetos de pesquisa de forma estruturada e convergente;

2. Conhecer o percurso de vida das pessoas com deficiência tendo em conta o seu contexto e as diferentes etapas do desenvolvimento

2.1. Conhecer a realidade do Brasil

2.2. Comparar a realidade brasileira com outras realidades nacionais

3. Promover o interesse pela pesquisa e pela inovação no âmbito da vida das pessoas com deficiência

 

Foco:

Perspectiva de inclusão e progressiva construção da autonomia ao longo do ciclo de vida

 

Atividades Estruturais:

1.   Projetos de pesquisa específicos, a realizar em parceria com as Universidades protocoladas e outras entidades

2.   Concurso de Projetos de pesquisa – para incentivo pesquisadores, doutores e mestres,

3.   Congresso nacional de pesquisa sobre as pessoas com deficiência

4.   Articulação com a Revista APAE para difusão da pesquisa

 

Eixos:

1.   Família

2.   Educação

3.   Sociedade

4.   Emprego

5.   Vida Autónoma

  

 


 

PROPOSTAS DE PROJETOS


                                                                                       

Projeto 1 (EIXO 1)

 

Titulo: Competências e necessidades da família da Pessoa com Deficiência


Questões de pesquisa:

-      Quem são as famílias das Pessoas com Deficiência?

-      Que apoio se sentem capazes de prestar ao desenvolvimento da criança?

-      Que precisam para melhor promoverem o desenvolvimento precoce?

-      Quais os apoios que recebem?

-      Quais as suas necessidades?

 

Objectivos:

Caracterizar as famílias da Pessoa com Deficiência quanto às suas competências parentais e suas necessidades.

 

Instrumentos

FOS – Family Outcome Survey


Escala de avaliação das Necessidades da Família (ANF): É uma escala internacional que foi desenvolvida originalmente em dois idiomas - espanhol (Evaluación de las Necesidades Familiares - ENF) e inglês (Family Needs Assessment - FNA) - e em duas versões: para famílias de pessoas com deficiência menores de 18 anos e famílias de pessoas com deficiência maiores de 18 anos. A versão brasileira da escala, a ANF, foi adaptada e validada por Nunes e Della Barba em 2019.

 

Family Confidence in Helping With Child Functioning in Routines and With Family Functioning (Fam-Con): é um instrumento composto que mede a confiança que a família tem sobre como ensinar seu filho durante as rotinas diárias (alimentação, jogos e brincadeiras, banho, etc.) e como ajudar a família a melhorar o funcionamento familiar.

 

- Forma como apoia as necessidades dos filhos

- Conhecer forças, competências e necessidades

- Conhecer e exigir os direitos

- Ajudar no desenvolvimento e aprendizagem

- Possuir ou recorrer a sistemas de apoio

- Acessar a comunidade


B - Utilidade da Intervenção Precoce

Avalia a utilidade da Intervenção Precoce (ou das respostas de Intervenção Precoce que recebeu)

 

SIS - Escala de Intensidade de suporte/apoio

Avalia os apoios e suporte necessários

 

Participantes: famílias de diferentes Estados com crianças menores de 3 anos

 

Tarefas: a definir

 

 

Projeto 2 (EIXO 2)

 

Titulo: Inclusão e mudança educativa no préescolar ( 3-6 anos) a partir da constituição de grupos heterogéneos

                                

Tipo de pesquisa: Pesquisa-ação a partir de experiência educativa ao nível do pré-escolar, trabalhando com princípios inclusivos a partir de grupos heterogéneos.

 

 

Projeto 3 (EIXO 5)

 

Título: Respostas de autonomia na idade adulta

 

Questões de pesquisa:

-      Qual a perspectiva dos pais sobre as necessidades dos filhos?

-      Como tem sido promovida a autonomia?

-      Quais as soluções existentes: na legislação e nas praticas associativas, publicas e privadas?


Objectivos:

Identificar as necessidades existentes para a construção de soluções de maior autonomia

 

Tarefa 1: Identificar os Percursos/trajetórias de autonomia

-      Quais os eventos mais significativos

-      Quais os momentos críticos/ de ruptura

-      Quais e como foram as transições?

-      Descrever um percurso de construção da autonomia

 

Tarefas 2: Identificar a evolução de respostas residenciais para a Pessoa com Deficiência com menor autonomia

 

 

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