Dia 09 de Setembro – Dia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF)
Assim como a Sociedade Brasileira de Genética Médica (SBGM) o faz, nós também estamos apoiando essa Campanha Mundial em 2015 em prol da conscientização do não uso de bebida alcoólica durante a gestação.
O slogan da campanha é muito significativo 'Too Young to Drink' – 'Novo Demais para Beber'
Na qualidade de Coordenador Nacional de Prevenção e Saúde da Federação Nacional das Apaes, não poderia deixar de aproveitar nesse momento doDia Internacional de Alerta para os Transtornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF)para chamar a atenção dos profissionais que atuam junto ao Movimento Apaeano, para que, em suas ações junto a comunidade,quando falarem de prevenção de deficiência, enaltecer o alerta sobre o uso de álcool durante o período gestacional.
Beber álcool durante a gravidez pode causar danos ao feto que irão perdurar ao longo da vida.. Esses nove meses vão pesar por toda uma vida.
Vamos deixar os bebês livres do álcool. O conjunto de danos ao feto devido ao beber durante a gravidez é denominado deTranstornos do Espectro Alcoólico Fetal (TEAF), equivalente a FASD, em inglês. O álcool pode lesar océrebro,ocoração, osolhose outros órgãos do bebé. As crianças com TEAF podem ter muitas dificuldades: de aprendizagem, de controlar seus atos e de fazer amigos. Os TEAF, apesar de afetar a todos nós,são100% evitáveise podem ser prevenidos.