A aprovação do relatório final encerrou as atividades da 4ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência, na manhã do dia 27 de abril. O evento, realizado em Brasília, reuniu representantes da sociedade civil organizada e de órgãos públicos. A Fenapaes esteve representada pelos delegados Adinilson Marins dos Santos e Erivaldo Fernandes Neto, respectivamente membros titular e suplente do Conade (Conselho Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência).
As 89 propostas apresentadas pelos delegados foram aprovadas por aclamação e o texto final contempla diretrizes que implementam políticas públicas para a criação de programas que vão atuar na defesa e conscientização de temas como a diversidade sexual, a identidade de gênero, o enfrentamento ao racismo, homofobia e sexíssimo.
A desburocratização e a adequação dos serviços de saúde pública foi um dos temas mais abordados pelas propostas. Entre as solicitações estão melhores condições de acesso a hospitais, atendimento qualificado e adequação dos instrumentos e mobiliário para o atendimento ao câncer de mama, colo de útero e próstata, observando a transversalidade.
O empoderamento e a representatividade da pessoa com deficiência em órgãos públicos foi outro assunto tratado nas propostas. Além disso, o texto contempla a ampliação de assistência de locomoção e de inclusão de pessoas como deficiência.
Na tarde da quarta-feira aconteceu a abertura oficial da 12ª Conferência Nacional de Direitos Humanos, que termina nesta sexta-feira (29).