A Federação das Apaes do Tocantins (Feapaes–TO), em parceria com o Arraiá da Capital, demonstra o potencial das Apaes do estado.
O Movimento Apaeano é constituído por mais de 50 Apaes no Tocantins, uma rede de promoção e defesa de direitos das pessoas com deficiência intelectual e múltipla, a capacidade que os alunos das Apaes têm em desempenhar atividades deixa patente que são pessoas iluminadas e que a superação de seus limites a cada instante mostra-nos que a vida vale a pena ser vivida.
Apae de Palmasapresentou com a quadrilha Arrasta Apae, composta por 36 componentes, com o tema: Xodó da Apae de Palmas, coordenado pela Professora Marizeth.
Apae de Porto Nacionalapresentou com a quadrilha Arraia mãe Tia Eulina composta por 22 componentes, com o tema: Casamento da Ritinha e o Zé, coordenado pelo coreógrafo Genildo Sales – Apae de Porto Nacional.
Apae de Paraíso do Tocantinsapresentou a quadrilha Arraia Luz da Vida composta por 20 componentes, com o tema: No arraia da Luz a alegria é contagiante em cada passo em cada sorriso, coordenado pela Professora Sonia – Apae de Paraíso do Tocantins.