A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) participou recentemente do 15ª congresso mundial promovido pela Iassidd (International Association for the Scientific Study of Intellectual and Developmental Disabilities), em Melbourne, na Austrália. O evento reúne pesquisadores do mundo todo, dedicados ao tema do desenvolvimento humano e deficiência.
A Fenapaes foi representada pela Diretora de Assuntos Internacionais, Rosane Teresinha Jhanke e pela Coordenadora Nacional de Educação, Fabiana Maria das Graças Soares de Oliveira.
Fabiana destacou que um dos momentos mais importantes do Congresso da IASSIDD foi a visita a uma Escola Especial pública de Melbourne, com 80 estudantes. Ela disse que eles permanecem na escola das 9 às 15h, com a Idade de 2 anos e meio até dezoito anos. Após essa idade são encaminhados aos programas sociais do governo. Segundo ela, o planejamento é feito após avaliação que acontece continuamente para verificar sua eficácia e reformular, se for preciso, de acordo com as necessidades individuais dos estudantes. Participam o professor, a família e os técnicos.
Na ocasião, as representantes apresentaram pesquisa realizada pela Federação Nacional das Apaes em parceria com a Apae do Distrito Federal, a Universidade Católica de Brasília e a University of Kent (Reino Unido) sobre Inclusão Social da Pessoa com Deficiência Intelectual.