A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) apresentou, no último dia 22, o projeto de pesquisa “Adaptação e Validação do SIS-C com Crianças e Adolescentes no Brasil”, durante congresso anual da American Association on Intelectual and Developmental Disabilities (AAIDD). O evento foi transmitido ao vivo pelo site da organização americana.
O simpósio visa proporcionar o debate entre pesquisadores, gestores públicos, estudantes e profissionais que atendem pessoas com deficiência de todo o mundo, além do compartilhamento de informações, pesquisas e iniciativas que contribuem para o aumento da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias.
O projeto de pesquisa foi elaborado em parceria entre a Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). A iniciativa contou com a colaboração de Juliana Rodrigues Sigolo, representante do Instituto de Ensino e Pesquisa da Federação das Apaes do estado de São Paulo, e de Julliana Morgado Rocha, representante do Instituto de Diagnóstico, Pesquisa e Ensino da Apae Belém. Também assinaram o projeto as professoras e doutoras, Sabrina Fernandes de Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), e Iasmin Zanchi Boueri, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).
A apresentação do projeto no simpósio ficou a cargo do professor James R. Thompson, PhD e ex-presidente do Conselho de Diretores da AAIDD, que citou a Fenapaes como a maior rede de apoio para a pessoa com deficiência intelectual e múltipla no Brasil.
Segundo Elisa Velardo, membro do comitê organizador do evento, o que se busca são propostas inovadoras, bem fundamentadas e que incluam diversidade, equidade e inclusão em seu plano de ação.