A Federação das Apaes do Estado do Pará (Feapaes-PA) abriu, na noite desta quinta-feira (6), no Teatro Sesi de Belém, o VI Festival Estadual Nossa Arte, que tem o objetivo de promover, por meio de apresentações artísticas, a inclusão e o desenvolvimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Na solenidade de abertura, o Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, foi representado pelo Vice-Presidente da entidade, Emanoel O’ de Almeida Filho, que também é Presidente da Apae Belém.
O evento termina nesta sexta-feira (7), com os alunos das Apaes paraenses se apresentando nos quesitos dança, dança folclórica, artes cênicas, artes musicais, artes literárias, artes visuais e artesanato.
As apresentações serão avaliadas por um corpo de jurados que possui experiência nos quesitos a serem julgados. De cada quesito é escolhido um vencedor, que representará o Pará no XI Festival Nacional Nossa Arte, a ser realizado em novembro, em Manaus (AM), por meio de parceria entre a Apae Brasil, a Feapaes-AM e a Apae Manaus .
Queremos integrar para que eles trabalhem a autogestão e a arte, estimular o lado artístico do usuário. É um momento em que a gente valoriza a potencialidade de cada um, destacou a Coordenadora Estadual de Arte e Cultura da Feapaes-PA, Marilene Miguel.