Ex-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Aracy Lêdo foi eleita por aclamação, nesta quinta-feira (16), para ocupar o cargo de presidente do Comitê Brasileiro de Organizações Representativas das Pessoas com Deficiência (CRPD) no próximo triênio. Será a segunda vez que Aracy participará da diretoria executiva da organização. O presidente da Apae Brasil, José Turozi, prestigiou a eleição.
Natural de Bagé (RS), Aracy Maria da Silva Lêdo é formada em Ciências Sociais – Sociologia pela Universidade da Região da Campanha e pós-graduada em Alfabetização no Ensino Fundamental pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS).
No Rio Grande do Sul, foi secretária de Acessibilidade e Inclusão Social de Porto Alegre, diretora e presidente da Fundação de Articulação e Desenvolvimento de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência e Altas Habilidades (Faders) e presidente da Federação das Apaes (Feapaes-RS). Em âmbito nacional, foi eleita presidente da Fenapaes, tornando-se a primeira mulher a ocupar a função, e uma das responsáveis pela fundação do CRPD.
Em seu discurso, Aracy Lêdo agradeceu ao presidente José Turozi pela indicação de seu nome e à atual diretoria do CRPD pelo acolhimento, e enfatizou ao novo colegiado que tomará posse em 1º de janeiro a importância do trabalho em equipe. Segundo ela, isso será fundamental para “vencer etapas e atingir os nossos objetivos”.
“A partir deste momento, eu vou passar a contar com cada um de vocês, porque o nosso objetivo é comum: é não deixar o comitê cair, ficar esquecido, sem perspectivas, e buscar o atendimento de qualidade de nossas necessidades e melhorar as políticas públicas. Contem comigo”, afirmou.