Um grupo de atletas piauienses embarcou nesta terça-feira (8) rumo à cidade de Belém (PA), onde acontecerá a primeira etapa regional dos Jogos Paralímpicos Escolares 2023, organizados pelo Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB). As provas estão programadas para ocorrer entre os dias 9 e 11 de agosto. Dos 19 competidores, 13 são assistidos das Apaes de Passagem Franca, José de Freitas, Esperantina, Pedro II e Bertolínia, que disputarão a modalidade de atletismo nas categorias de 11 a 17 anos.
Esta edição das Paralimpíadas Escolares vai receber cerca de 1,8 mil atletas, em idade escolar, vindos de todos os cantos do país, estabelecendo-se como a edição com mais participantes na história da competição, superando os 1,3 mil inscritos de 2022. Diferentemente do ano passado, quando apenas o Piauí não teve representantes, dessa vez todos os 26 estados e o Distrito Federal estarão presentes.
“Essa é a nossa primeira vez participando, então é uma alegria enorme, que só foi possível com a participação das Apaes do Piauí. É um marco para a história paralímpica do nosso Estado, e estamos muito felizes com esse feito dos nossos atletas”, disse a presidente da Federação das Apaes do Estado do Piauí (Feapaes-PI), Keyla Linez.
No certame na capital paraense, os atletas das Apaes do Piauí, juntamente com os demais atletas das outras unidades federativas, disputarão por uma vaga nos Jogos Paralímpicos nacionais, evento que será realizado em São Paulo entre os dias 27 de novembro e 2 de dezembro.
“Temos a certeza de que, além de darem um show de talento e qualidade técnica, nossos atletas vão deixar suas marcas na história dessas competições, mostrando a importância da inclusão das pessoas com deficiência por meio do esporte. A participação de nossos atletas é uma grande conquista para as nossas Apaes”, afirmou Keyla.