Informação, conhecimento e troca de experiências marcaram com sucesso a retomada dos trabalhos do Capacita Apae Brasil, adiado por dois anos devido à pandemia de Covid-19. O programa foi realizado entre a última quarta-feira (23) e sexta-feira (25), na cidade de Niterói, com a participação de 206 pessoas do movimento apaeano do Rio de Janeiro, entre presidentes, gestores e profissionais. Atualmente, com 62 unidades, o Rio foi a primeira Federação a sediar a edição de 2022.
O Capacita tem por objetivo proporcionar cada vez mais aos profissionais das Apaes das cinco regiões do país oportunidades de conhecimento para a ampliação e melhoria dos diversos serviços ofertados às pessoas com deficiência e o seu fortalecimento, além de promover a plena inclusão delas em todos os espaços sociais. O projeto é promovido pela Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) e pelo Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa, em parceria com as Federações de Estado (Feapaes) e Apaes.
Durante os três dias, todos os participantes estiveram em palestras, oficinas e rodas de conversa sobre assistência social, educação, saúde, esporte e gestão, com o propósito de potencializar o aprendizado a respeito de assuntos relacionados às áreas, que foram escolhidas pelo próprio Estado.
Os encontros foram conduzidos, respectivamente, pelas coordenadoras nacionais Ivone Maggioni Fiore (Assistência Social) e Fabiana Maria das Graças de Oliveira (Educação e Ação Pedagógica); por Mírian Queiroz (procuradora Jurídica) e Eliane Santos (assessora técnica); pelo coordenador da Feapaes-RJ Fábio Coboski; e pelo vice-presidente da Apae Brasil, Nilson Ferreira, representando o presidente José Turozi. A professora Sabrina Castro, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), também integrou a equipe de educação.
Além dos debates específicos, os presidentes, gestores e profissionais se aprofundaram acerca da Rede Apae, das ações desenvolvidas e a importância do papel que a instituição exerce, e foram alertados, por exemplo, sobre a relevância de planejamento estratégico, plano de ação, controles financeiro e contábil e captação de recursos.
Sucesso
Na solenidade de encerramento do evento, que contou com a presença de autoridades como os deputados federais Otavio Leite (PSDB-RJ) e Paulo Ganime (NOVO-RJ), Nilson Ferreira destacou a importância da parceria e do trabalho em conjunto entre Fenapaes, Feapaes e a Apae de Niterói para a realização do Capacita no Rio de Janeiro.
“Esta edição foi um grande sucesso. E isso se deve porque vocês [participantes] vieram para cá e compartilharam conhecimento com a gente”, acrescentou.
O vice-presidente da Apae Brasil defendeu ainda a necessidade de “disseminar melhor” os conhecimentos da Rede. Segundo ele, “uns sabem muito, uns sabem mais ou menos e outros sabem muito pouco”.
“O ‘muito pouco’ não pode mais existir. Nós temos que fazer um equilíbrio. Para isso acontecer, precisamos ter condições de promover esse tipo de evento e tantos outros que estão em nosso plano de ação”, disse Nilson, enfatizando o valor dos presentes para o movimento apaeano. “Quem guia a gente são vocês da base. Vocês é que vão dizer para nós o que estão precisando. Com isso, montamos uma estrutura que possa ofertar esse apoio a vocês.”
Durante seu discurso, também apontou que, desde 2019, a Apae Brasil está investindo massivamente para atender às demandas da Rede, principalmente no que diz respeito a difundir e expandir informação e conhecimento. Como exemplo, citou documentos norteadores, resoluções específicas e modelos de gestão, bem como os projetos de TV e rádio web e a Faculdade Apae Brasil, que disponibilizará cursos de graduação e pós-graduação.