O governo federal nomeou o advogado Claudio de Castro Panoeiro para o cargo de secretário nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos (MMFDH). O ato foi publicado nesta sexta-feira (17) no Diário Oficial da União (DOU).
O jurista substitui a professora Priscilla Gaspar, a primeira surda a chegar a um cargo de alto escalão no Executivo brasileiro. Agora, Priscilla assume a direção do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, que também faz parte da pasta.
Claudio Panoeiro nasceu com retinose pigmentar, uma doença autoimune e degenerativa da retina que foi se agravando com o passar do tempo. Aos 17 anos, já não enxergava mais. Estudou em escola convencional até os dez, no Rio de Janeiro. Depois, foi para o Instituto Benjamin Constant, onde aprendeu braile e ficou até o fim do ensino fundamental.
O novo secretário é formado em direito pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), doutor pela Universidade de Salamanca, na Espanha, e ex-nadador paralímpico. Ingressou na Advocacia-Geral da União (AGU) em 2005 e, em 2010, se tornou o primeiro cego a fazer uma sustentação oral no Superior Tribunal de Justiça (STJ). De agosto de 2020 a 2021, ficou à frente da Secretaria Nacional de Justiça do Ministério da Justiça e Segurança Pública.