Loja

Logo Apae
Logo Apae

APAE - NATAL

Apae de Natal - RN

  • Início
  • Institucional
  • Vídeos
  • Campanhas
  • Portal da transparência
    • CORAL DA APAE NATAL
  • Apae Nacional
  • Navegação rápida
    • Portal da transparência
    • Notícias
    • Campanhas
    • Videos
    • Arquivos
    • Sorteios
    • '
  • Entrar
new item

Voltar

Colóquio-Projeções e políticas públicas de mitigação dos efeitos da Pandemia nos grupos de vulnerabilidade social

Assessoria de Comunicação

18/05/2020

Compartilhar  

Link copiado com sucesso!!!

Na última sexta-feira (15) foi realizado o último dos colóquios online da Apae Brasil.

O tema foi "Projeções e políticas públicas de mitigação dos efeitos da Pandemia nos grupos de vulnerabilidade social", com a participação do presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, do presidente da Federação Estadual das Apaes de Alagoas (Feapaes-AL), Alesson Loureiro Cavalcante, do Deputado Federal Eduardo Barbosa e do Doutor em Políticas Públicas da UFRGS, Prof. Dr. Jorge Amaro De Souza Borges.

 

 

O presidente Alesson iniciou o colóquio apresentando os participantes, e lembrando sobre a importância do tema abordado. "Esse assunto é de grande complexidade. É um assunto transversal, passando por saúde, educação, assistência social e infraestrutura. Essa pandemia impacta em todo o sistema brasileiro e mundial e por isso é uma grande barreira que estamos enfrentando. E esse debate trata sobre essas barreiras e o pós pandemia, como nós como estudiosos e pessoas públicas podemos trabalhar", iniciou.

O Prof. Dr. Jorge Amaro iniciou sua fala falando sobre as políticas públicas sobre as pessoas com deficiência. "As políticas brasileiras voltadas para pessoas com deficiência ainda não estão consolidadas. E o grande problema que a pandemia trouxe foi esse: é uma política ainda em construção. Esse caminho vem se estabelecendo com grande luta para as pessoas com deficiência. é uma questão muito disputada por conta de seus conceitos e de suas ideias. Quando pensamos nessas políticas temos que pensar primeiro num modelo de deficiência que busque equiparar oportunidades. Quando falamos de minorias, não falamos de números e sim do acesso a direitos. Quando pegamos os principais grupos vulneráveis de nosso país, as pessoas com deficiência estão incluídos em todos esses grupos. Temos que citar então que além de transversais, essas políticas são também intersetoriais, nos levando a um diálogo entre saúde, assistência e educação", completou.

O Deputado Eduardo Barbosa citou a importância da realização dos colóquios como uma iniciativa de união e debate muito importante para o diálogo entre as Apaes e pessoas com deficiência. "É importante criar caminhos para continuar criando elos que nos fortalece para criarmos ações efetivas no nosso cotidiano e a Federação Nacional das Apaes promove à partir dessa nova ferramenta a possibilidade de dialogar com o Brasil inteiro", disse.

Eduardo Barbosa focou no que existe de efetivo nas políticas públicas tratando das pessoas com deficiência, citando os programas e projetos já tomados em relação ao assunto. "Nós temos um arcabouço legal e temos definido pro Brasil um caminho muito definido para os assistidos e tudo começa de um caminho que se traduz em leis que vão influenciar essas políticas públicas e são nessas políticas que buscamos nossos direitos quando são lesados. Esses passos são oportunos e importantes", inferiu.

O presidente Turozi finalizou agradecendo a todos os convidados pela participação em todos os colóquios que aconteceram durante a semana, exaltando o ganho que esse projeto tem para toda a rede Apaeana. "Esse foi o primeiro de muitos colóquios que a Apae Brasil vai organizar de agora em diante. Sempre traremos profissionais qualificados para debater os temas relevantes, levando conhecimento para a rede Apae Brasil, assim como num futuro criarmos uma plataforma para toda a rede poder se beneficiar", disse.

Turozi lembrou também que a plataforma de ensino a distância da rede Apae, o Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa, está com quatro cursos abertos voltados para área de autismo, educação inclusiva, assistência social, políticas públicas e introdução e estudo de educação precoce. 

A plataforma do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa pode ser acessada seguindo o link abaixo:

https://cursos.uniapae.org.br/

Para assistir na íntegra todo o colóquio, acesse o link:

https://www.youtube.com/watch?v=Ya21UniiQ3Q&t=4s

Navegação

Portal da transparência Notícias Campanhas Videos Arquivos

Fale conosco

Email: natal@apaern.org.br

Telefone: (84) 3206 5671

Rua dos Potiguares, , 58 - CEP: 59054280 - Natal - RN

Assine nossa newsletter

APAE BRASIL - Todos os direitos reservados
made with ❤ by Destra Software
Quero doar!