A coordenadora nacional de Educação Profissional, Trabalho, Emprego e Renda da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Iracema Aparecida dos Santos Ferreira, participou entre os dias 16 e 19 deste mês do II Seminário da Família das Apaes do Amazonas, promovido pela Federação das Apaes do Estado (Feapaes-AM). O evento teve como tema “Sexualidade, Esporte e Trabalho – Um tripé para a dignidade” e ocorreu em Rio Preto da Eva, Iranduba e Itacoatiara, municípios localizados na Região Metropolitana de Manaus.
Na ocasião, foram realizados debates a respeito da orientação e do papel da família no processo de inclusão e autonomia das pessoas com deficiência nos mais diversos segmentos. Na ocasião, Iracema ministrou uma palestra voltada à área do trabalho, frisando a importância do incentivo de pais e mães, bem como a apresentação de leis e políticas públicas que asseguram os direitos dessa população.
“Enfatizamos àquelas famílias que, apesar dos impedimentos, seus filhos são capazes, cidadãos e, assim como qualquer outra pessoa, têm direito ao trabalho, conforme está previsto em várias legislações que amparam esses direitos. E a família tem papel essencial nesse processo, desde o apoio ao filho, mostrando que ele tem capacidade, até dar oportunidades ou incentivá-lo a fazer cursos qualificados e, assim, se preparar para o trabalho”, destacou.
Outro olhar
Após o encontro em Iranduba, realizado em uma fazenda, a administradora do local relatou para Iracema Aparecida e as famílias presentes que conversaria com o proprietário com o intuito de destinar quatro vagas de trabalho aos jovens assistidos pela Apae daquele município.
“Ela disse que minha palestra despertou um outro olhar em relação à inclusão da pessoa com deficiência, e que não tinha pensado nessa hipótese. E que, com a minha explicação, despertou o interesse nela em ter essas pessoas no ambiente de trabalho da fazenda”, contou Iracema.