A Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Fabiana Maria das Graças de Oliveira, está entre os especialistas entrevistados pelo jornal O Globo para uma reportagem sobre divergências em torno da proposta do Ministério da Educação (MEC) para atualização da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (PNEEPEI).
Segundo a reportagem, enquanto algumas organizações defendem o modelo proposto pelo MEC em reuniões, outras entidades denunciam uma tentativa do órgão de mudar a visão central da proposta, que busca inserir alunos com deficiência em classes comuns de escolas regulares. Haveria, segundo elas, uma tentativa de retomar classes e escolas especiais. O processo também tem sido criticado por não promover uma participação ampla do setor.
Em uma sociedade democrática, cabe um sistema misto de educação onde haja escolas comuns e especiais. O aluno pode estar em uma classe comum e estar segregado, sem assistência necessária. Temos uma equipe multissetorial, que vai além do professor. As escolas especiais surgiram para atender alunos que nem o poder público atendia. Por que agora elas não servem mais?, critica Fabiana, defendendo o direito da família de escolher o melhor modelo.