A coordenadora nacional de Envelhecimento da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Leila Regina de Castro, visitou, na quinta-feira (14), a Federação Estadual das Apaes do Rio Grande do Norte (Feapaes-RN) e a Apae Natal. Ela foi recebida pela presidente da Feapaes-RN, Maria Alzira Correia, ao lado do ex-presidente da Feapaes-RN e atual coordenador de Captação de Recursos da Feapaes-RN e diretor social da Fenapaes, William Ferreira de Lima; da coordenadora estadual de Envelhecimento, Maria Luciene; da coordenadora estadual de Saúde, Wydlene Lima; e da coordenadora estadual de Assistência Social, Daniele Rodrigues. Na Apae Natal, a atenção ao envelhecimento das pessoas com deficiência intelectual e múltipla foi o tema de uma roda de conversa que contou com de representantes das Apaes de Natal, de Ceará Mirim e de Macaíba.
Durante nosso encontro foi possível conversarmos e trocarmos algumas experiências quanto às realidades e necessidades de atenção a este ciclo de vida (adulto e idosos), às questões que envolvem o núcleo familiar, políticas públicas existentes que contribuam para as necessidades imediatas, focando a diversidade do Envelhecimento em cada Região do Pais, afirmou a coordenadora Leila Regina de Castro, que, na ocasião, apresentou a metodologia de atendimento que é desenvolvida há mais de 8 anos pela Apae São Paulo e também mencionou ações executadas em outros estados, como, por exemplo, os Centros Dia (Minas Gerais) e Casas Lares (Parana).
Fomentou-se a necessidade de estudos acerca do tema Envelhecimento e também a produção destes para serem divulgados na rede Uniapae. Conversamos ainda sobre a necessidade de mapeamento sobre as pessoas com deficiência intelectual adultas e idosas em processo de envelhecimento do Estado, contou a coordenadora nacional, acrescentando ter sido importante conhecer a coordenadora estadual de Envelhecimento, Maria Luciene, que demonstrou muita disponibilidade no desenvolvimento de ações que sejam efetivas para a rede Apae do Estado do Rio Grande do Norte.
Para a coordendora nacional de Envelhecimento, foi uma grata surpresa ser recebida por todos e pela excelente organização desta Roda de Conversa em tão pouco tempo pela presidente Maria Alzira Correa e toda sua equipe. Estar próxima da realidade das APAEs do Rio Grande do Norte foi uma experiência impar e incentivadora para cada vez mais pensarmos em ações que atendam efetivamente as realidades de cada região de nosso Pais.