No próximo dia 18 de março (quinta-feira), às 19 horas, será a estreia da série de lives: “Diálogos na Rede Apae.” A transmissão será feita pelo canal do Instituto Apae Brasil, no Youtube, e pela página da organização, no Facebook.
Com o tema Ampliação do Teste do Pezinho, o bate-papo ficará a cargo das especialistas, Tânia Bachega, presidente da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM), Eliane Santos, membro da Sociedade Brasileira de Triagem Neonatal e Erros Inatos do Metabolismo (SBTEIM) e do GT da Triagem Neonatal do Conselho de Saúde do Rio de Janeiro, e Mírian Queiroz, advogada e consultora do terceiro setor. O presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, também estará presente na estreia.
Sobre o teste
O teste do pezinho é um exame rápido em que gotas de sangue do calcanhar do bebê são coletadas para diagnosticar e impedir o desenvolvimento de doenças genéticas ou metabólicas. Essas enfermidades, se não tratadas precocemente, podem levar à deficiência intelectual ou causar prejuízos à qualidade de vida do indivíduo.
Muitas das doenças identificadas não apresentam sintomas ao nascimento e podem aparecer mesmo sem casos na família. Para que a prevenção seja possível, a coleta deve ser efetuada entre o 3º e 5º dia de vida do bebê. O teste é obrigatório e deve ser realizado em todos os recém-nascidos.
Atualmente, o teste completo só está disponível na rede privada de saúde. O Projeto de Lei 5.403/2020 torna obrigatória a triagem neonatal ampliada também para a rede pública de saúde.
Diálogos na rede
O objetivo do projeto, que será exibido mensalmente, é debater, junto a especialistas, assuntos fundamentais da vida das pessoas com deficiência intelectual e múltipla do Brasil. Ampliar a visibilidade e importância de discussão dessas pautas para toda a sociedade e trazer para a roda de conversa temas como saúde, educação profissional, mobilização social e arte e cultura.