O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, fez nesta quinta-feira (6) uma visita institucional à Apae do Distrito Federal, onde foi recebido pela presidente Maria Helena Alcântara de Oliveira. O gerente Operacional da Fenapaes, João Batista, esteve presente no encontro.
Na ocasião, Turozi e Maria Helena trataram de diversos assuntos para o fortalecimento da Apae-DF, tais como captação de recursos e projetos que visam a inclusão das pessoas com deficiência no mercado de trabalho. Um deles é o Programa Emprega Apae, alicerçado na metodologia do Emprego Apoiado (EA).
A Apae do Distrito Federal é nacionalmente conhecida pelas ações desenvolvidas no campo da inclusão profissional. Além do apoio de empresas que contratam beneficiários qualificados para ocupações convencionais, também mantém parcerias com órgãos públicos para a inserção de pessoas com deficiência em equipes inclusivas de prestação de serviços com apoio, sobretudo nas áreas de conservação de livros e documentos. Entre esses órgãos, Câmara dos Deputados, Senado Federal, Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Superior Tribunal de Justiça (STJ) e Ministério da Justiça.
Também foi discutida a possibilidade da criação de mais uma unidade e da Federação das Apaes do DF. Hoje, na capital federal, há quatro unidades da Apae, sendo nas regiões administrativas da Asa Norte, da Ceilândia, do Guará e de Sobradinho. De acordo com o presidente José Turozi, a Federação Nacional fará um estudo jurídico para analisar o caso, tendo em vista que o Distrito Federal não é Estado.
Após a reunião, o líder do movimento apaeano aproveitou para visitar as instalações da sede da Apae-DF, na unidade da Asa Norte, quando encontrou a assistida Carmen, filha de Elpídio Araújo Neris, ex-presidente da Apae Brasil entre os anos de 1981-1987. Dr. Elpídio encerrou a sua vida em outubro de 2021, aos 98 anos de idade. Foi responsável pela aquisição da sede da Fenapaes, em Brasília, e exerceu também os mandatos de presidente na Apae do Distrito Federal e na Apae de Jacarezinho (PR), em que foi fundador.