Felipe Menezes
16/12/2021
Link copiado com sucesso!!!
Os assuntos institucionais e a realização de trabalhos da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) para 2022 deliberados na terça-feira (14) pela diretoria executiva foram ratificados de forma unânime pelo Conselho de Administração em reunião nesta quarta-feira (15), em Brasília.
Conduzida pelo presidente José Turozi, o encontro teve a presença do vice-presidente Emanoel O’ de Almeida Filho; da 2ª diretora-secretária, Maria de Fátima Dalmédico de Godoy; do 1º diretor Financeiro, Nilson Ferreira; e dos diretores Social, William Ferreira, de Patrimônio, José Maria Belo, e para Assuntos Internacionais, Rosane Jahnke; dos autodefensores nacionais, Tâmara Soares e Francisco Matos Além; dos presidentes das Federações de Estado (Feapaes) e dos coordenadores nacionais.
“O resultado da reunião simboliza que a Rede Apae Brasil está unida e afinada no projeto de fortalecimento da organização em âmbito nacional e também internacional, para que assim possamos contribuir cada vez mais na construção de um país inclusivo e justo para as pessoas com deficiência, onde tenham mais oportunidades, bem-estar e seus direitos sejam verdadeiramente garantidos. Hoje demos passos importantes, mas sabemos que ainda há muito a ser feito, e tenho certeza de que realizaremos nossas metas”, afirmou José Turozi.
Confira abaixo o resumo das principais pautas decididas.
X Cap do Bem
Convidados por José Turozi, representantes da Caixa Econômica Federal prestigiaram a reunião com o objetivo de dar mais detalhes acerca do título de capitalização “X Cap do Bem”, lançado em outubro deste ano.
Na ocasião, tiraram dúvidas e garantiram que o produto, já disponível para doação, vai passar por melhorias. Para isso, salientaram que, além do engajamento, esperam contar com o compartilhamento de informações do movimento apaeano, a fim de aperfeiçoá-lo e, assim, alcançar o maior número de brasileiros e beneficiar as pessoas com deficiência assistidas pela organização.
Procuradora Jurídica
Ao iniciar os trabalhos, o Conselho de Administração da Fenapaes referendou o nome de Mírian Queiroz como a nova procuradora Jurídica, em substituição a Rosangela Moro, que alegou não poder continuar à frente do cargo.
“Sinto-me lisonjeada por fazer parte da Fenapaes. Muito obrigado pela oportunidade. Estou à disposição de todos”, disse a advogada, que iniciou sua trajetória no movimento apaeano aos 16 anos de idade, em Anápolis (GO).
Faculdade
Foi aprovada a compra de sete salas para a Faculdade Apae Brasil, que está em fase de implementação. O gerente Institucional da Apae Brasil, Erivaldo Fernandes Neto, explicou que a instituição ficará em Brasília, no mesmo prédio da Fenapaes, e será no formato de ensino a distância (EAD). Segundo Neto, a aquisição das salas faz parte de uma série de exigências do Ministério da Educação, como garantir uma estrutura física adequada aos alunos e para o funcionamento da faculdade.
Mensalidade
O conselho acatou a sugestão da diretoria executiva de criar um grupo de trabalho para estabelecer um novo critério de contribuição das filiadas. O grupo será coordenado pela nova procuradora Jurídica e contará com um representante de cada região. Além disso, ficou decidido que, em 2022, as mensalidades não terão reajuste, a fim de que unidades possam quitar suas pendências. “Não podemos abrir mão das mensalidades. E as Apaes, como filiadas, têm que estar em dia”, ressaltou Turozi.
Esporte
O coordenador nacional de Educação Física, Desporto e Lazer, Roberto Antônio Soares, tratou da 23ª Olimpíadas Especiais das Apaes - Edição Nacional, que ocorrerá entre 5 e 10 de dezembro de 2022, em Aracaju (SE), com a participação de 1,6 mil pessoas, entre atletas, técnicos e acompanhantes. Serão 11 modalidades, sendo quatro coletivas e sete individuais. Em janeiro, o presidente José Turozi, a nova diretoria executiva, Roberto e os coordenadores estaduais de Esporte desembarcarão na capital sergipana para fazer a vistoria técnica dos locais em que serão realizadas as competições.
Família
Durante o encontro, os coordenadores nacionais de Família, Rodolpho Dalla Bernardina e Diva Marinho, destacaram a importância das famílias para as Apaes. Ademais, pediram aos presidentes das Feapaes a realização de mais encontros locais para discutir assuntos relativos às famílias, com o intuito de possibilitar a troca de experiências e informações entre as famílias e os profissionais da Rede e, principalmente, estimular a reflexão sobre o valor das famílias e empoderá-las e impulsionar cada vez mais a participação delas na organização.
Criada na gestão Turozi, a Coordenadoria Nacional da Família tem como propósito frisar, no contexto do movimento apaeano, o papel e o protagonismo das famílias na trajetória de lutas e vitórias em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Hoje, com as coordenadorias já consolidadas em todas as regiões do país, a Apae Brasil deu início, em outubro deste ano, ao projeto Fóruns Estaduais de Família, que simboliza um marco ímpar na história da entidade. O Rio Grande do Sul foi o primeiro Estado a sediar o evento, que ocorreu no formato on-line.
MDM8
O diretor-presidente da MDM8, Miguel Muccillo, detalhou as atividades de captação de recursos e trabalhos que serão desenvolvidos no ano que vem, por exemplo. Na ocasião, destacou ainda que a Apae é a entidade que possui a maior concentração de parcerias com produtos de capitalização na modalidade filantropia premiável. Em 2013, a MDM8 foi a responsável por introduzir a organização no mercado de capitalização.
PJP
Convidado pela diretoria executiva, o coronel Roberto de Moraes Tavares participou da reunião para apresentar o papel do Projeto João do Pulo (PJP) na vida das pessoas com deficiência, além da importância da parceria com a Apae Brasil para o aperfeiçoamento e a ampliação do projeto em todo o território nacional. Tavares é coordenador-geral do PJP e do Programa Forças do Esporte (Profesp), ambos do Ministério da Defesa.
Criado em 2015 e uma extensão do Profesp, o Projeto João do Pulo conta com a parceria da Apae Brasil e, desde 2019, é direcionado ao atendimento de pessoas com deficiência, priorizando crianças, jovens e adolescentes em estado de vulnerabilidade social. Atualmente, o PJP está presente em 11 cidades e atende mais de 370 pessoas com deficiência.
Orçamento, Apae Noel e e-mail
O Conselho de Administração ratificou também o orçamento para 2022, e discutiu novas ações a serem desenvolvidas para a próxima campanha do Apae Noel. Ademais, dentre as resoluções analisadas, referendou a deliberação do uso do e-mail institucional pelas Apaes e Feapaes, com a finalidade de aperfeiçoar e padronizar a comunicação da Rede.
Homenagem
Ao fim da reunião, o presidente José Turozi entregou um certificado de homenagem a membros da atual diretoria executiva da Fenapaes que estão deixando seus cargos para assumir novas funções, bem como aos presidentes de Feapaes que encerram seus mandatos no fim deste ano.