O Movimento Nacional de Entidades de Assistência Social (MNEAS) elegeu nesta quinta-feira (18), por aclamação, a nova coordenação para o próximo biênio (2024-2026). A coordenação é composta por três representantes: Ivone Maggioni Fiore, coordenadora de Assistência Social da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes); Carlos Nambu, da Rede Salesiana Brasil; e Norma Carvalho, do Lar Fabiano de Cristo.
Criado durante a X Conferência Nacional de Assistência Social, em 2015, o MNEAS é uma articulação nacional de entidades e organizações da sociedade civil (OSCs), de caráter consultivo e articulador, em benefício da consolidação da Política Nacional de Assistência Social (PNAS).
Dentre as principais atividades do movimento está o fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), considerando a contribuição histórica das entidades e organizações na construção da PNAS, e a diversidade de ofertas das entidades que integram a rede socioassistencial. O MNEAS busca também mobilizar as entidades de assistência social nas três esferas (nacional, estadual e municipal) para o fortalecimento do segmento.
Ao enfatizar a importância de a Rede Apae integrar a nova coordenação do MNEAS, tido como o maior movimento de representação de entidades de assistência social do país, Ivone Maggioni Fiore destaca a responsabilidade de fazer parte do coletivo.
“O MNEAS exerce papel primordial, pois busca representar as demandas das entidades do Brasil, além de apontar os desafios e as proposições para enfrentar as dificuldades na operacionalização do SUAS, buscando, de fato, a promoção e a proteção social dos usuários da assistência social. Diante disso, a Fenapaes compor a coordenação do MNEAS demonstra a confiança do movimento na Rede Apae e no trabalho que desenvolvemos, bem como coloca as ofertas socioassistenciais para as pessoas com deficiência em evidência nos debates e avanços pretendidos”, afirma a coordenadora.