É com muito pesar que comunicamos o falecimento da senhora Erna Pires Ely, fundadora da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Sapiranga-RS, aos 89 anos de idade, no dia 11 de fevereiro de 2017.
História A Apae de Sapiranga-RS surgiu pela iniciativa do casal Edbert Francisco Ely e dona Erna Ely, na época, 1979, casal presidente do Lions Clube de nossa cidade. Em 07 de maio de 1979, fez-se a primeira reunião para a criação da Instituição APAE. Logo após foi feito uma pesquisa sobre a necessidade de se ter uma APAE na cidade de Sapiranga. Pessoas da comunidade se mobilizaram para cadastrar crianças que se beneficiariam com essa iniciativa. Após, o casal foi buscar parcerias em outros municípios, para obter informações sobre como iniciariam esse trabalho e qual seria a proposta para esses alunos. Vários palestrantes vieram à cidade para esclarecimentos.
O Executivo Municipal, na época, apoiou a iniciativa e cedeu em regime de comodato a primeira sede da APAE, um chalé situado na Rua Duque de Caxias nº 38, que foi adaptado para esse fim.
A partir daí iniciou-se a seleção do pessoal para trabalhar. A primeira turma da Escola Especial contava com 15 alunos. A Prefeitura Municipal, Secretaria de Educação, cedeu duas professoras e cursos de capacitação para que estes profissionais pudessem atender os alunos portadores de necessidades especiais.
A partir de 1º de setembro de 1998 a designação da escola passou a ser Escola de Educação Especial Recanto Esperança e em 28/11/2003 passou a funcionar na nova sede, situada à Rua João Luderitz, nº 319, no bairro Centenário no Município de Sapiranga, segundo termo de permissão da 2ª CRE/SL. Hoje, a Apae atende 218 pessoas.