Como parte das mobilizações em razão do Dia Internacional da Síndrome de Down, o Senado Federal organizou o Seminário 'Ir e vir com independência - empoderamento de pessoas com Síndrome de Down', que ocorreu na manhã desta terça (21), no auditório Petrônio Portela. A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) esteve presente no evento.
A mesa de abertura contou com a presença do ministro da Educação, Mendonça Filho, e do ministro do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, além do senador Romário Farias, que teve a iniciativa do Seminário e conduziu os trabalhos.
O Movimento das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) foi representado pela jovem Maria Clara, de 24 anos, aprendiz da Apae do Distrito Federal (DF). Ela falou da importância de sua inclusão no mercado de trabalho e da conquista de sua autônima nas atividades da vida diária como pessoa com Síndrome de Down. Representantes de outros movimentos sociais de pessoas com deficiência também falaram sobre suas experiências de vida e as barreias que ainda são encontradas todos os dias.
Como apresentação cultural, a Apae-DF levou a premiada peça teatral: 'A borboleta que não podia voar', que ficou em segundo lugar no Festival Nacional Nossa Arte 2016, realizado em Recife. A apresentação foi bastante aplaudida e contou com as mais entusiasmadas manifestações do público em geral destacando o das Apaes que lotou o auditório.
Também esteve presente o secretário Nacional dos Direitos das Pessoas com Deficiência, senhor Moisés Bauer, que destacou a importância dos movimentos sociais na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e parabenizou o Senado Federal pela iniciativa.
No encerramento, o senador Romário agradeceu a participação de todos os apoiadores, destacando a importância do ato para conscientização da sociedade acerca dos potenciais das pessoas com Síndrome de Down.