A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) participou na última quarta-feira (31) da cerimônia de abertura da campanha Setembro Verde, no município de Nova Odessa (SP). A instituição foi representada pelo vice-presidente Nilson Ferreira no evento, que tem por objetivo tornar o mês de setembro referência na luta pelos direitos e pela inclusão social das pessoas com deficiência.
A solenidade contou com a presença de Fátima Godoy e Sergio Prodocimo, respectivamente 2ª diretora-secretária e 2° diretor Financeiro da Apae Brasil; Vera Lucia Ferreira, presidente da Feapaes paulista; Cristiany de Castro, membra do Conselho Consultivo da Feapaes-SP; Marcio Alvino, deputado federal; Luís Roberto Roson, presidente da Apae de Valinhos; Cláudio José Schooder, prefeito de Nova Odessa; Elvis Ricardo Maurício Garcia, presidente da Câmara Municipal de Nova Odessa; João Edmilson, presidente da Apae de Nova Odessa; Rita de Cássia, autodefensora estadual; e Benjamin Bill de Souza, representando o governador de São Paulo; e membros das Apaes de São Paulo, autoridades, parceiros, entidades e toda a comunidade que apoia a causa.
O Setembro Verde teve início na Apae de Valinhos (SP), em 2015, e foi instituído pela Federação das Apaes do Estado de São Paulo (Feapaes-SP). Neste ano de 2022, o intuito da ação é envolver novamente a população em atividades voltadas à inclusão social e dar maior visibilidade à causa das pessoas com deficiência.
“Eu sinto o Setembro Verde como um prosseguimento da nossa campanha em nível nacional, a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, que acontece de 21 a 28 de agosto. Isso é muito interessante, pois reforça mais ainda a nossa missão de valorizar a inclusão das pessoas com deficiência intelectual e múltipla em todos os espaços”, afirmou Nilson, que representou o presidente José Turozi.