MSWI
27/02/2018
Link copiado com sucesso!!!
A Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) informa às Federações Estaduais (Feapaes), Apaes e filiadas sobre a importância de participar do programa que a Organização das Nações Unidas (ONU) está realizando, em âmbito global, para obter contribuições da sociedade civil sobre os direitos das pessoas com deficiência, com foco no acesso à saúde.
A ONU disponibiliza um questionário com cinco perguntas solicitando informações sobre: quais são as políticas públicas existentes na sua região que garantem o acesso das pessoas com deficiência ao tratamento adequado ou existente. Bem como documentos, dados oficiais, estudos acadêmicos – de referência, atualizados e confiáveis - que abordam o tema das pessoas com deficiência, desde a discriminação, até a participação do segmento na formação de políticas públicas junto ao Estado.
As respostas devem ser enviadas em formato acessível até 30 de março de 2018 para o e-mail: sr.disability@ohchr.org. O poder de síntese e a disponiblização de anexos pertinentes são recomendados pela relatora especial das ONU para os direitos das pessoas com deficiência.
A Relatoria Especial sobre os direitos das pessoas com deficiência na ONU
A Sra. Catalina Devandas Aguilar (Costa Rica) assumiu o cargo de primeiro Relator Especial sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência em 1 de dezembro de 2014, na sequência da resolução 35/6 do Conselho dos Direitos Humanos que estabelece o novo mandato de procedimentos especiais.
A criação deste mandato recorda a universalidade, indivisibilidade, interdependência e inter-relação de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais e a necessidade de garantir às pessoas com deficiência o pleno gozo desses direitos e liberdades sem discriminação.
Significa que é necessária uma maior atenção para enfrentar as barreiras que as pessoas com deficiência continuam a enfrentar em todas as partes do mundo em sua participação como membros iguais da sociedade.
Com este novo mandato, o sistema das Nações Unidas continua a fortalecer seus esforços para reconhecer, promover, implementar e monitorar os direitos das pessoas com deficiência a partir de uma abordagem baseada nos direitos humanos, de acordo com a Convenção dos Direitos das Pessoas com Deficiência e o humano em geral quadro de direitos autorais.
Mandato do Relator Especial da ONU
O Relator Especial tem a função de:
No cumprimento destas funções, o Relator Especial: