Os 1.100 participantes das delegações de alunos artistas representando 23 unidades da Federação, se reuniram novamente no Centro de Convenções Studio 5 nesta quinta-feira (21). Dessa vez, as delegações fizeram apresentações de artes cênicas e dança folclórica para encerrar o último dia do Festival. A emoção tomou conta do palco e da plateia.
A delegação que veio à Manaus representando o estado do Rio de Janeiro nas Artes Cênicas comemorou a apresentação ao sair do palco e levou o seu professor, Leonardo Tavares, às lágrimas. “O objetivo era tocar as pessoas e acho que conseguimos isso. Eu aprendo com eles todos os dias, é uma troca, e hoje é o sonho que começou há três anos ser realizado”, desabafou Leonardo, que está há 20 anos na Apae de Nova Friburgo.
O trabalho é duro, os alunos artistas se dedicam juntamente com os professores que acabam virando mais que isso. “O Leo é um grande amigo, um grande professor e um grande parceiro”, revelou Jeffrey Avelar, aluno artista, que além de ser ator também toca bateria.
No total, foram três dias de evento com 83 apresentações de música, dança, artes cênicas e dança folclórica, sem falar nas artes literárias, visuais, artesanato e o Concurso Nacional de Cartão de Natal. Todos os participantes receberam medalhas e os primeiros colocados de cada modalidade foram agraciados com troféus. “Foi um momento muito especial para todos nós. Precisamos levar para os nossos estados as nossas experiências”, afirmou Sérgio Feldhaus, coordenador Nacional de Arte e Cultura da Federação.
No final da noite, o presidente da Federação Nacional das Apaes, José Turozi, encerrou o evento agradecendo a todos os participantes, professores e a organização e todos que trabalharam nos bastidores. “Estou muito feliz e em 2022 quero participar com vocês no XII Festival Nacional Nossa Arte, em Maceió. Vamos continuar fazendo inclusão por meio da arte”, finalizou Turozi.
Premiação
Artes literárias 1º lugar - Tocantins 2º lugar - Amazonas 3º lugar - Piauí
Artes visuais 1º lugar - Rio Grande do Sul 2º lugar - Pará 3º lugar - Amazonas
Artesanato 1º lugar - Santa Catarina 2º lugar - Tocantins 3º lugar - Pará
Música 1o lugar - Paraná 2o lugar - São Paulo 3o lugar - Alagoas
Dança 1º lugar - Mato Grosso do Sul 2º lugar - Paraná 3º lugar - Piauí
Artes Cênicas 1º lugar - Rio Grande do Sul 2º lugar - Rio de Janeiro 3º lugar - Mato Grosso do Sul
Dança Folclórica 1º lugar - Rondônia 2º lugar - São Paulo 3º lugar - Mato Grosso
Concurso Nacional de Cartão Natal 1º lugar - Rio Grande do Sul 2º lugar - Pará 3º lugar - Minas Gerais