Criada na gestão do presidente José Turozi, a Coordenadoria Nacional da Família da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) tem como propósito frisar, no contexto do movimento apaeano, a importância e o protagonismo das famílias na trajetória de lutas e vitórias em prol das pessoas com deficiência intelectual e múltipla. Afinal, mais do que o conhecimento sobre a realidade e as necessidades de seus filhos ou parentes, as famílias foram pioneiras no processo de criação de leis e políticas públicas que possibilitaram a inclusão, a defesa e a garantia dos direitos desse segmento populacional ao longo das décadas.
Agora, com as coordenadorias já consolidadas, a Fenapaes vai promover os Fóruns Estaduais de Família, um projeto que visa estimular a reflexão acerca do valor das famílias e impulsionar cada vez mais a participação delas nas Apaes. A proposta, que simboliza um marco ímpar na história da organização, deverá ocorrer em todas as unidades da Federação e, a princípio, de maneira virtual. O Rio Grande do Sul será o primeiro Estado a realizar o evento, marcado para os dias 26 e 28 de outubro, ambos às 19h. O fórum está sendo conduzido pelos coordenadores estaduais da Família, Joseane Toebe e Justino Pasquetti. A Apae Brasil dará o apoio técnico.
No primeiro dia, o tema será “Apaes – Um resgate da história do movimento e a participação da família”. Estarão presentes o presidente da Fenapaes, José Turozi; o presidente da Federação das Apaes do Rio Grande do Sul (Feapaes-RS), Afonso Tochetto; os coordenadores nacionais da Família, Rodolpho Luiz Dalla Bernardina e Diva da Silva Marinho; o gerente institucional da Apae Brasil, Erivaldo Neto; e Lucia Maria Cardoso Centena, coordenadora da Feapaes-RS. Na ocasião, Neto vai ministrar uma palestra sobre o histórico da Apae Brasil, que completa 67 anos em 11 de dezembro.
O segundo dia do fórum terá como tema “Família – a primeira organização social de inclusão de pessoa com deficiência” e vai contar com a presença dos coordenadores Rodolpho Bernardina e Diva Marinho (nacionais), Joseane Toebe (RS) e Georgia Mendonça e Claudio Torres, de Minas Gerais.
O evento também contará com a participação dos autodefensores gaúchos: o paratleta Gilsinei Pesamosca da Rosa e Diana Chesini Rossi, Miss Simpatia da Fenachamp 2021.
O Fórum Estadual de Família da Apae do Rio Grande do Sul será aberto ao público geral e transmitido por meio do canal da Apae Brasil no YouTube. Clique aqui para fazer a inscrição.