Com o objetivo de capacitar profissionais das áreas da Saúde e da Educação sobre os novos paradigmas da Deficiência Intelectual com ênfase na proposta de educação inclusiva determinada pela Unesco, Instituto de Ensino e Pesquisa da Apae de São Paulo abre inscrições para sua primeira pós-graduação. O curso lato sensu Deficiência Intelectual: aspectos neuropsiquiátricos, pedagógicos e inclusivos tem início em 25 de março, duração de dois anos e conta com 60 vagas.
As aulas acontecem em um fim de semana por mês, das 9h às 18h, na sede da Organização (rua Loefgren, 2.109 – Vila Clementino), e irão proporcionar aos profissionais conhecimentos técnicos e metodológicos sobre a Deficiência Intelectual. Como resultado, os pós-graduados poderão contribuir com a aprendizagem e o desenvolvimento dos alunos com Deficiência Intelectual no processo de inclusão escolar, fortalecendo sua autonomia e seu empoderamento.
De acordo com o Censo 2010, 24% da população brasileira possui algum tipo de deficiência, porém 37% das crianças com Deficiência Intelectual em idade escolar estavam fora da escola. O processo de inclusão exige uma série de modificações para tornar as escolas mais acolhedoras e responsivas a todos os alunos, sendo locais em que as diferenças e singularidades convivam. O curso é chancelado pela Unifenas e validado pelo Governo do Estado de São Paulo.