Falta pouco para começar o XI Festival Nacional Nossa Arte! Artes visuais, artes cênicas, dança, música, dança folclórica, artes literárias e artesanato em nome da inclusão. O Festival Nacional Nossa Arte é a oportunidade para as pessoas com deficiência atendidas pelas APAEs de todo o Brasil mostrarem seus dotes artísticos.
Fique ligado! A 11º edição do festival será em Manaus, capital do Amazonas, entre 19 a 21 de novembro.
Prestigie esse grande encontro de arte e cultura da rede apaeana
A abertura oficial do Festival acontecerá no dia 19 de novembro, às 19h, no centro de convenções do Studio 5. Nos demais dias, as apresentações começarão sempre às 13h e se estenderão por todo a tarde, com entrada gratuita.
No segundo dia do evento, o público poderá prestigiar as apresentações de música e dança preparadas por alunos de diversas delegações. Apresentações de artes cênicas e dança folclórica marcarão o terceiro e último dia do Festival.
Sobre o Festival Nacional Nossa Arte
O Festival, que está em sua 11° edição, tem como objetivo a inclusão de artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pela Apae. Ele ocorre a cada três anos em um local definido pelo Conselho de Administração da Fenapaes. Os locais interessados em abrigar o Festival enviam sua proposta para esse Conselho.
“O festival é uma forma de tornar o mundo das artes acessível a essas pessoas, o que é importante para o desenvolvimento pessoal por meiodo estímulo a aprendizagem”. -José Turozi, Presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes)
4º Encontro dos Autodefensores No mesmo período acontecerá o 4º Encontro Nacional de Autodefensores, que reunirá 56 casais de todo país. Os autodefensores são considerados autoridades maiores de cada Apae, que tem o compromisso de levar a voz dos milhares de alunos das Apaes distribuídas pelo Brasil.
O encontro, que desde a segunda edição tem programação paralela ao Festival Nacional Nossa Arte, visa fortalecer o Movimento de Autodefensoria da Rede Apae. Além disso, funciona como um pré-fórum, preparando assuntos e demandas para o Fórum Nacional de Autogestão e Autodefensoria, que é realizado a cada três anos, em paralelo ao Congresso Nacional das Apaes.