O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, prestigiou no último fim de semana, no município de Porto Rico, a reunião da Federação das Apaes do Estado do Paraná (Feapaes-PR) para discutir assuntos que visem o fortalecimento das Apaes locais. Atualmente, no Estado, há 348 unidades.
Conduzido pelo presidente estadual da entidade, Alexandre Auguto Botareli Cesar, o encontro contou com a participação da diretoria executiva, dos autodefensores estaduais e dos membros dos conselhos de Administração, Fiscal e Consultivo, além de lideranças do Estado, a exemplo do deputado estadual Pedro Paulo Bazana (PSD), do senador Sergio Moro (União) e da deputada federal Rosangela Moro (União).
Durante a reunião, ao frisar a história e a importância dos trabalhos desenvolvidos pelas Apaes, hoje presentes em 2.249 dos 5.570 municípios do país, o presidente José Turozi ministrou uma palestra acerca do papel da Fenapaes no contexto do movimento apaeano. Na ocasião, listou algumas das mais diversas iniciativas promovidas pela entidade com o propósito de fortalecê-las, para que, assim, possam proporcionar melhor qualidade de vida às pessoas com deficiência e suas famílias.
Um dos exemplos mencionados foi o Capacita Apae Brasil. Iniciado em 2019, o programa tem por objetivo expandir o nível de conhecimento de presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes, bem como compartilhar experiências entre a equipe técnica da Fenapaes e das Apaes. Até o momento, cerca de 10 mil pessoas da Rede Apae já foram beneficiadas com o conteúdo apresentado.
“Para que o movimento apaeano alcançasse resultados ainda melhores, a Federação Nacional foi às bases – que são as Apaes –, a fim de conhecer de perto e com propriedade os anseios e as necessidades das unidades. E, ao longo dos últimos anos, redobramos os esforços no sentido de promover medidas que pudessem fortalecer o trabalho das Apaes, levando-as a um patamar mais moderno, visando sempre o objetivo que nos rege, que é o de permanecer firmes na luta pela defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e proporcioná-las mais oportunidades e bem-estar. Conseguimos avançar de forma significativa nos últimos anos, e esperamos contar com o apoio de todos para que esse trabalho continue produzindo bons frutos”, afirmou José Turozi.