O Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, fez a abertura, na tarde desta quarta-feira (20), em Manaus (AM), do Congresso Técnico de Arte e Cultura, com a participação de Coordenadores Estaduais de Arte e Cultura de 24 unidades da federação. Até esta sexta-feira (22), o Congresso Técnico, realizado no Comfort Hotel Manaus, discute a organização do XI Festival Nacional Nossa Arte, que vai acontecer em novembro, também na capital amazonense, com a participação de cerca de 1.300 artistas com deficiência atendidos pela Rede Apae em todas as regiões do país.
O Presidente José Turozi dividiu a mesa de abertura do Congresso Técnico com a Presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas (Feapaes-AM), Maria do Perpétuo Socorro Castro Gil; o Diretor Social da Apae Brasil, William Ferreira de Lima; a Coordenadora Nacional de Arte e Cultura, Bruna Campos; e a Autodefensora da Apae Manaus, Leomara dos Santos Cerdeira. O Congresso Técnico conta também com a participação da Secretária-Executiva da Apae Brasil, Cristiane Andersen.
A pauta das discussões inclui assuntos como inscrição, documentação dos artistas e a realização dos Festivais Estaduais Nossa Arte, destinados a selecionar os artistas participantes do XI Festival Nacional Nossa Arte. A Coordenadora Nacional de Arte e Cultura, Bruna Campos, apresentou a programação do Festival Nacional e a dinâmica do evento, bem como o trabalho da Comissão Organizadora.
A solenidade de abertura do Congresso Técnico de Arte e Cultura foi transmitida ao vivo pela TV Band Amazonas, para o programa Brasil Urgente. Em entrevista, o Presidente da Apae Brasil, José Turozi, explicou que o objetivo do XI Festival Nacional Nossa Arte é mostrar o talento das pessoas com deficiência em várias áreas, como dança, música, arte cênica, artes plásticas e artesanato.
O Presidente da Apae Brasil também explicou que a escolha de Manaus para sediar o XI Festival Nacional Nossa Arte está relacionada à prioridade dada pela Apae Brasil ao reforço do atendimento às pessoas com deficiência nas regiões Norte e Nordeste do país. Segundo o Presidente José Turozi, das 2.200 entidades filiadas da Rede Apae, 80% estão nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Um outra reportagem sobre o Congresso Técnico de Arte e Cultura foi exibida, nesta quarta-feira (20), no telejornal Band Cidade. Nela, são entrevistados, além do Presidente José Turozi, a Presidente da Feapaes-AM, Maria do Perpétuo Socorro Castro Gil, e a Coordenadora Nacional de Arte e Cultura, Bruna Campos.
Na parte da manhã desta quarta-feira (20), o Presidente José Turozi discutiu a pauta do Congresso Técnico com o Diretor Social da Apae Brasil, William Ferreira de Lima; a Coordenadora Nacional de Arte e Cultura, Bruna Campos; a Presidente da Feapaes-AM, Maria do Perpétuo Socorro Castro Gil, além dos membros da equipe técnica da Apae Brasil. Em seguida o Presidente da Apae Brasil visitou as instalações da Feapaes-AM.