O Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, coordenou os trabalhos, nesta quinta-feira (21), do segundo dia do Congresso Técnico de Arte e Cultura, realizado em Manaus (AM) com a participação de Coordenadores Estaduais de Arte e Cultura de 24 unidades da federação. Sediado no Comfort Hotel Manaus, o evento tem o objetivo de discutir a organização do XI Festival Nacional Nossa Arte, que será promovido, também capital amazonense, em novembro deste ano, com a participação de cerca de 1.300 artistas com deficiência intelectual e múltipla atendidos pela Rede Apae em todas as regiões do país.
As atividades do segundo dia do Congresso Técnico começaram às 9h com um passeio por Manaus, em que os participantes puderam conhecer um pouco da rica cultura amazonense. Em seguida houve uma discussão sobre o conceito do XI Festival Nacional Nossa Arte, um evento cujo objetivo é promover a inclusão e o desenvolvimento dos artistas atendidos pela Rede Apae. A última atividade do dia tratou da atualização do Regulamento Geral do Festival Nacional Nossa Arte.
O Congresso Técnico começou na quarta-feira (20) e termina nesta sexta-feira (22). Além do Presidente José Turozi e dos Coordenadores Estaduais de Arte e Cultura, participam a Presidente da Federação das Apaes do Estado do Amazonas, Maria do Perpétuo Socorro Castro Gil; o Diretor Social da Apae Brasil, William Ferreira de Lima; a Coordenadora Nacional de Arte e Cultura, Bruna Campos; a Secretária-Executiva da Apae Brasil, Cristiane Andersen; e a Autodefensora da Apae Manaus, Leomara dos Santos Cerdeira.
O XI Festival Nacional Nossa Arte é uma promoção da Apae Brasil, através da Coordenadoria Nacional de Arte e Cultura e das Coordenadorias Estaduais de Arte e Cultura, com a cooperação de órgãos governamentais e não governamentais, empresas privadas e sociedade em geral. Em novembro, o evento terá a participação de cerca de 1.300 artistas previamente selecionados pelos Festivais Estaduais Nossa Arte, que serão realizados em todas as regiões do país.