O Presidente da Federação Nacional das Apaes (Apae Brasil), José Turozi, participou, na manhã desta quarta-feira (20), no Colégio Militar de Brasília (CMB), da 1ª Reunião Interministerial do Projeto João do Pulo (PJP) de 2019, a convite do Ministério da Defesa. O PJP tem o objetivo de promover, através do acesso à prática desportiva, a inclusão de pessoas com deficiência e em situação de vulnerabilidade social de ambos os sexos, priorizando crianças e jovens, a partir dos seis anos de idade. O Presidente José Turozi tem discutido com o Coronel Roberto de Moraes Tavares, Assessor da Divisão de Programas e Projetos do Ministério da Defesa, a possível participação dos aprendizes da Rede Apae no Projeto.
O PJP é uma extensão do Programa Forças no Esporte (PROFESP), sob coordenação do Ministério da Defesa. Ele foi batizado como João do Pulo em homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, que teve uma das pernas amputada em decorrência de grave acidente de trânsito. Ele faleceu em maio de 1999.
A realização das ações do PROFESP e do PJP cabe às Forças Armadas, sob coordenação do Ministério da Defesa. Por meio de organizações militares da Marinha, do Exécito e da Aeronáutica, são disponibilizadas instalações e equipamentos esportivos e paradesportivos, infraestrutura e logística. Os núcleos de atividade esportiva (NAE) do PROFESP e os núcleos de atividade paradesportiva (NAP) do Projeto João do Pulo contam também com a parceria da comunidade, da iniciativa privada, dos demais segmentos dos poderes público e privado e do sistema esportivo organizado civil e militar.