Presidente da Apae Brasil se reúne com o INSS em busca de melhoria do BPC
A reunião entre José Turozi e o Instituto Nacional do Seguro Social, realizada na última terça-feira (25/5), foi em busca de atender a demanda das pessoas com deficiência em situação de extrema vulnerabilidade social
No dia 25/05, José Turozi, Presidente da Apae Brasil, esteve reunido com o presidente do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e outras entidades nacionais de representação de pessoas com deficiência. O presidente do INSS relatou as dificuldades operacionais para conseguir zerar a lista de espera de mais de 500 mil pessoas requerendo o Benefício da Prestação Continuada (BPC).
Ele pediu apoio das organizações nacionais para pensar um meio mais célere para atender a demanda das pessoas com deficiência em situação de extrema vulnerabilidade social. A coordenadora nacional de assistência social da Apae Brasil, Ivone Maggione Fiore, também presente na reunião, destacou a importância do reforço ao atendimento presencial nas agências do INSS e agendamento das perícias, uma vez, que o formato digital é em muitas ocasiões inacessível às pessoas em situação de vulnerabilidade social.
O presidente da Apae Brasil, José Turozi, sugeriu a criação de um programa nacional de habilitação e reabilitação para o mercado de trabalho, financiado com os recursos das multas aplicadas às empresas por não cumprimento da Lei de cotas. Historicamente existem mais vagas disponíveis do que pessoas para ocupá-las, ao ponto em que há um aumento na procura pelo BPC. Um programa nacional de preparação e inclusão no mercado de trabalho, poderia aproximar a população usuária do BPC das vagas de emprego disponíveis. Turozi propôs um convênio com as entidades para oferta dos serviços. A proposta foi bem recebida por Ricardo Rolim, presidente do INSS.
Ao final da reunião a Apae Brasil se comprometeu em enviar um projeto técnico para operacionalização do programa.