O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, participou, nesta quarta-feira (22), de Reunião Interministerial com representantes das Pastas da Defesa, Saúde, Educação e Desenvolvimento Social, além do Exército, Marinha, Aeronáutica, Associação de Velas Adaptadas e Federação Nacional das Associações Pestalozzi (Fenapestalozzi). A reunião, realizada no Clube de Subtenentes e Sargentos, em Brasília, tratou da nova versão do Projeto João do Pulo, que tem o objetivo de promover a valorização pessoal, o fortalecimento da integração social e o despertar de novos talentos paratléticos. O presidente José Turozi esteve acompanhado da secretária-executiva da Fenapaes, Cristiane Andersen.
O projeto foi batizado como João do Pulo em homenagem ao extraordinário desportista militar João Carlos de Oliveira, que teve a perna amputada em decorrência de um grave acidente de trânsito.
O projeto foi criado em abril de 2015 pelo Departamento de Desporto Militar (DDM) da Secretaria de Pessoal, Ensino, Saúde e Desporto (SEPESD) do Ministério da Defesa. Em sua primeira versão, ele foi direcionado à promoção da reintegração social dos militares que adquiriram deficiências em consequência de acidentes ou enfermidades.
Na nova versão, o Projeto João do Pulo terá a função adicional de permitir a revelação de novos talentos paratléticos, passando a ter um público-alvo mais abrangente e a incluir pessoas com deficiência a partir dos 10 anos de idade, de ambos os sexos.
As atividades desportivas serão realizadas em quatro unidades militares: no Rio de Janeiro, no Centro de Educação Física Almirante Adalberto Nunes (CEFAN), no Centro de Capacitação Física do Exército (CCFEx) e na Universidade da Força Aérea (CDA); em Brasília, no Colégio Militar de Brasília (CMB). Cada uma dessas unidades receberá até 50 alunos. Ou seja, serão até 200 alunos nas quatro unidades.
Durante a Reunião Interministerial, o presidente José Turozi se comprometeu com o General de Divisão Jorge Antonio Smicelato, do Ministério da Defesa, em analisar a proposta de assinatura de um Termo de Cooperação entre a Fenapaes e Exército no sentido de possibilitar a participação, no Projeto João do Pulo, das pessoas com deficiência intelectual e múltipla atendidas pelas Apaes, bem como a capacitação dos profissionais das áreas de Educação Física, Desporto e Lazer da Rede Apae.
Ficou acertado que, no próximo dia 31, o Coronel Roberto de Moraes Tavares, do Ministério da Defesa, fará uma apresentação sobre o Projeto João do Pulo a membros do Conselho e Administração da Fenapaes.