O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, esteve na última quinta-feira (2) no município de Campo Mourão (PR) para fazer uma visita de cortesia à Apae e ministrar uma palestra a todos os profissionais no retorno do ano letivo da Escola Especializada Josephina Wendling Nunes, mantida pela instituição. Fundada há 49 anos, a Apae de Campo Mourão já foi presidida por Turozi.
Diante de um auditório lotado, o líder do movimento apaeano frisou a história e a importância da marca da Rede Apae, presente nas cinco regiões do Brasil, em 2.230 dos 5.570 municípios. Atualmente, a instituição realiza aproximadamente 25 milhões de atendimentos por ano, beneficiando 1,3 milhão de pessoas com deficiência e suas famílias nas áreas de assistência social, educação, saúde, inclusão no mundo do trabalho, esporte, arte, entre outras. Além disso, atua na linha de frente na defesa e garantia de direitos, no intuito de fortalecer e promover a plena inclusão, a autonomia, o protagonismo, a independência e o direito à cidadania das pessoas com deficiência nos espaços sociais.
Na oportunidade, José Turozi enfatizou ainda o papel da Fenapaes no contexto do movimento apaeano, e apresentou as mais diversas ações desenvolvidas pela organização em benefício do fortalecimento das Apaes, a exemplo do Capacita Apae Brasil. Esse programa de formação continuada visa ampliar o nível de conhecimento de presidentes, gestores e profissionais das áreas técnicas das Apaes. Visa também compartilhar informação e experiências em gestão com responsabilidade social, envolvendo a equipe técnica da Fenapaes e os colaboradores da base do movimento, além de conhecer de perto e com propriedade a realidade e os anseios das Apaes.
“Nos últimos anos, a Federação Nacional das Apaes fez investimentos que sempre tiveram como propósito a consolidação da Rede Apae Brasil, com gestão e prestação de serviços firmados nos padrões de excelência e qualidade. Alcançamos resultados positivos, que levaram o movimento a um novo e melhor patamar. E isso nos traz satisfação ímpar, porque vemos que, dia após dia, estamos colhendo os frutos do nosso trabalho e da nossa dedicação. Mas sabemos que ainda temos desafios pela frente. Por isso, nós, da Federação Nacional, contamos com o apoio de todos vocês para que possamos construir um movimento cada vez mais unido, mais enérgico e, assim, continuar fazendo a diferença na vida daquelas que são a razão de existir das Apaes: as pessoas com deficiência e suas famílias”, afirmou José Turozi.