O presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), José Turozi, recebeu nesta quarta-feira (5), na sede da entidade, em Brasília, a visita da deputada federal Rosângela Reis (PL-MG). No encontro, que teve a participação dos gestores Erivaldo Neto (Institucional) e João Batista (Operacional), a parlamentar colocou o mandato à disposição da organização para fortalecer o movimento apaeano e trabalhar em parceria na elaboração e melhoria de legislações e políticas públicas voltadas às pessoas com deficiência e suas famílias.
Rosângela Reis é professora e atua há mais de 27 anos com trabalho social. É idealizadora de um projeto que já qualificou mais de 130 mil pessoas e garantiu o primeiro emprego a 5 mil jovens. Antes de chegar à Câmara dos Deputados, foi vereadora por Ipatinga e, por 16 anos, deputada na Assembleia Legislativa de Minas Gerais.
Durante a reunião, José Turozi apresentou o trabalho realizado pela atual gestão da Fenapaes na luta pela defesa e garantia de direitos das pessoas com deficiência e suas famílias, a exemplo de articulações junto aos Poderes Executivo e Legislativo. Entre as mais recentes ações, citou o projeto Programa Emprega Apae, apresentado à deputada federal Rosangela Moro (União-SP), e uma minuta de dez prioridades na área de assistência social para as pessoas com deficiência intelectual e múltipla, discutido com o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), Wellington Dias.
O líder do movimento apaeano também listou ações na busca de medidas que contribuam para expandir e aprimorar os inúmeros serviços ofertados pelas 2.230 Apaes e, assim, proporcionar melhor qualidade de vida a 1,3 milhão de assistidos. O Capacita Apae Brasil foi uma das ações destacadas. Desde 2019, o programa já percorreu 18 estados, beneficiando aproximadamente 10 mil pessoas do movimento apaeano com o conteúdo apresentado.
“Ficamos felizes com a visita da deputada Rosângela Reis, que se colocou à disposição para nos ajudar na construção de leis e políticas públicas que garantam às pessoas com deficiência a viver em um Brasil verdadeiramente inclusivo, onde seus direitos sejam exercidos e tenham cada vez mais oportunidades e melhor qualidade de vida. Temos a certeza de que a deputada Rosângela será uma grande parceira para a consolidação desse projeto e do fortalecimento das Apaes, não somente de Minas Gerais, mas de todo o país”, afirmou.
Ao elogiar o trabalho desenvolvido pela Rede Apae Brasil, a parlamentar mineira disse se sentir satisfeita em atuar em conjunto com a Fenapaes para vencer desafios no Congresso Nacional e, consequentemente, desenvolver projetos em benefício das pessoas com deficiência.
“Para mim, integrar ao trabalho de vocês é uma honra e um privilégio, que, com certeza, tenho muito a aprender e temos muito a somar, e poder buscar propostas legislativas que venham de encontro à defesa das pessoas com deficiência e, assim, elas tenham inclusão. Essa é uma causa que está imbuída em nosso mandato”, frisou Rosângela Reis.