A diretoria executiva da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes) inaugurou nesta quinta-feira (4), em Natal, a ampliação da sede da Federação das Apaes do Estado do Rio Grande do Norte (Feapaes-RN). O novo espaço foi adquirido com recursos oriundos dos títulos de capitalização, repassados pela Fenapaes à Federação potiguar dentro dos percentuais destinados às Feapaes e Apaes que não possuem produto. Na ocasião, desataram o laço e fizeram o descerramento de placa inaugural.
A cerimônia teve a presença do presidente José Turozi, do vice-presidente Nilson Ferreira, das diretoras-secretárias Rosane Jahnke (1ª) e Fátima Godoy (2ª), do 1º diretor Financeiro, Hélio Lopes, dos diretores William Ferreira (Social) e Carlos Mariz (Assuntos Internacionais) e da autodefensora nacional Tâmara Soares. Estiveram também membros da Feapaes-RN, entre eles a presidente, o vice-presidente e a o diretor Financeiro, Izabel Tatiana Bénevolo, Radmak Freire e Justino Araújo, respectivamente, e o diretor-presidente da MDM8 Brasil, Miguel Muccillo.
Ao destacar o valor de “sonhar, ter fé e ir atrás dos sonhos”, José Turozi afirmou que se hoje a Federação Nacional “tem porte é porque há pessoas que sonham, acreditam e, irmanados como uma família, apoiam um ao outro”.
“Então é dessa forma que a gente cresce”, enfatizou o presidente, salientando o crescimento da Rede Apae em todo o país nos últimos anos, principalmente nas regiões Norte e Nordeste. “Isso é impressionante e nos dá alegria de ver esse comprometimento das pessoas, de querer investir na Apae, de que estão sempre procurando expandir o movimento. E a nossa intenção é crescer de forma gradativa, passo a passo, bem estruturado, porque não adianta criarmos mil Apaes agora e depois não funcionar”, acrescentou.
O líder do movimento apaeano elogiou ainda a MDM8 Brasil e o seu diretor-presidente, Miguel Muccillo, pelo trabalho desenvolvido em conjunto com a Apae Brasil para fortalecer e expandir as parcerias com as empresas de títulos de capitalização e, consequentemente, contribuir com a melhoria das Feapaes e Apaes. A Apae Brasil é a organização que possui a maior concentração de parcerias com produtos de capitalização na modalidade filantropia premiável. Atualmente, tem parceria com três capitalizadoras e conta com 29 produtos.
“Ficamos felizes de ver esse crescimento das Feapaes e Apaes. Somos apenas um instrumento da Federação Nacional, mas imbuídos de muita boa fé, de muita dedicação ao movimento, e a gente quer ver todo mundo crescer, se modernizar”, frisou. “Parabéns, William e Tatiana, por essa fé, em acreditar no sonho e pela dedicação, para que pudéssemos estar aqui presenciando este momento especial. Que as Apaes do Rio Grande do Norte cresçam e possam prestar cada vez mais um serviço de excelência às pessoas com deficiência.”
Apae de Assu
Na ocasião, foi destacado que os recursos contribuíram também para a compra de uma TheraSuit para a Apae de Assu, sendo a primeira unidade do Estado a adquirir o equipamento.
O Therasuit é um protocolo que engloba o uso de uma órtese dinâmica (veste terapêutica), associado com a utilização da Unidade de Exercício Universal (gaiola) e o treino intensivo de estimulação motora elaborado de acordo com as necessidades do paciente.