As 2.180 Apaes e entidades filiadas de todo o país dão continuidade, nesta quarta-feira (22), às atividades da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla 2018 (de 21 a 28 de agosto), cujo tema é Família e pessoa com deficiência, protagonistas na implementação das políticas públicas. Com caminhadas, palestras, shows e outros eventos, a Rede Apae pretende conscientizar a sociedade sobre a importância da inclusão, da garantia de direitos e da atuação das famílias e das próprias pessoas com deficiência como protagonistas de seu destino.
No Vale do Aço de Minas Gerais, por exemplo, a Apae Timóteo realiza, a partir de 18h45, uma roda de conversa sobre o tema da Semana Nacional, enquanto a Apae Ipatinga inaugura sua nova quadra de esportes, a partir de 10h.
Em São Paulo, a Apae São José do Rio Preto promove, a partir das 18 horas, uma palestra sobre os direitos e deveres das famílias. A proposta é mostrar a capacidade da pessoa com deficiência para desempenhar funções de protagonismo em todos os momentos da vida. Já a Apae Sorocaba levará seus profissionais para a Praça Central Coronel Fernando Prestes, às 13h, para dialogar com o público sobre as demandas da pessoa com deficiência intelectual e múltipla no município e divulgar as ações da instituição.
No Rio Grande do Sul, a Apae Sobradinho realiza, a partir das 8h30, o Brique da Apae, com exposições e comercialização de produtos confeccionados na entidade e ainda uma Mateada com a erva mate Roda do Mate.
Em Santa Catarina, a Apae São Joaquim promove um curso de capacitação sobre deficiência intelectual em São José do Cerrito do longo do dia.
No Paraná, a Apae Realeza promove, ao longo do dia, o tradicional Dia da Beleza para os alunos, com profissionais da área e voluntários. Por sua vez, a Apae Castro será homenageada, a partir de 14h, durante ato solene na Câmara de Vereadores.