No último dia 05, o Instituto Apae Brasil lançou a 15ª edição da Revista Apae Ciência. Com o tema “Estudos sobre interação social, escolar e familiar: contextos e espaços de Inclusão”, o periódico tem como foco principal o desenvolvimento da pessoa com deficiência, sua aprendizagem e competência, visando a inclusão social no trabalho, na escola e na família, sob a perspectiva dos direitos humanos fundamentais.
Essa edição apresenta um dossiê que agrega trabalhos de investigadores e participantes de instituições de ensino de Brasília, dos estados do Pará, São Paulo, Pernambuco e Amazonas, e também de países do exterior, como Moçambique e Alemanha.
O dossiê foi coordenador pela Dra. Júlia Sursis Nobre Ferro Bucher-Maluschke, professora emérita da Universidade de Brasília (UnB), e atualmente docente de graduação e mestrado em Psicologia do Centro Universitário de Brasília (UniCEUB) e da Universidade Católica de Brasília (UCB), e pelo Dr. Jonas Carvalho e Silva, funcionário científico da Technische Universität Dortmund /Alemanha.
A Revista Apae Ciência tem como objetivo divulgar e estimular a produção científica em torno dos estudos sobre deficiência e busca ampliar os conhecimentos acerca dessa temática. A 15ª edição já está disponível no site do Instituto Apae Brasil de Ensino e Pesquisa e pode ser acessada aqui
Para o segundo semestre deste ano, os editores científicos Dra. Erenice Natália Soares de Carvalho e Dr. Jorge Amaro Souza Borges preparam a publicação do dossiê “Covid-19 e seu impacto sobre as pessoas em situação de deficiência”. A chamada para recebimento de trabalhos, que se encerrou em junho deste ano, obteve mais de trinta artigos com diferentes abordagens, sinalizando que há grande interesse dos pesquisadores por esta temática.