O vice-presidente da Federação Nacional das Apaes (Fenapaes), Nilson Ferreira, participou nesta quinta-feira (24) da solenidade promovida pela Câmara Municipal de Dourados (MS) em alusão aos 50 anos da Apae local. A organização foi fundada em 1º de setembro de 1973. Proposto pelo vereador Sergio Nogueira (PSDB), o evento aconteceu na Câmara Municipal e teve por propósito homenagear a instituição pelo trabalho ofertado às pessoas com deficiência e suas famílias, bem como os ex-dirigentes e colaboradores que contribuíram para o fortalecimento da filiada.
A sessão teve a presença do presidente da Federação das Apaes do Estado de Mato Grosso do Sul (Feapaes-MS), Ottão Pereira de Almeida; do presidente, vice-presidente e diretor Financeiro da Apae de Dourados, Marcelo Vardasca de Sousa, Claricio Salazar Filho e Pedro Paulo Sherer, respectivamente; da diretora da entidade, Elizabeth Wirgues; dos autodefensores municipais, Vitor Ferreira Barretos e Aline Mendes Leite; do assessor da Empresa de Saneamento de Mato Grosso do Sul (Sanesul), Junior de Lima; e da representante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Inclusiva da Universidade Federal da Grande Dourados (GEPEI-UFGD), Letícia Viana Costa Assis.
Ao destacar o trabalho de excelência e qualidade desenvolvido pela Apae de Dourados, Nilson Ferreira afirmou, em seu discurso, que a instituição é considerada não somente uma referência local, mas também em Mato Grosso do Sul e no país, tendo, inclusive, papel vital na consolidação da história e da marca Apae Brasil. O vice-presidente representou o presidente José Turozi.
Atualmente, a Apae de Dourados presta atendimento a 209 pessoas com deficiência nas áreas de assistência social, educação e saúde. Composta por 36 profissionais, a unidade oferta vários serviços, a exemplo de acolhimento, fortalecimento de vínculos, ensinos infantil e fundamental, Educação de Jovens e Adultos (EJA), fisioterapia, psicologia e equoterapia.
“A Apae de Dourados chegou aonde chegou por se basear nos princípios de gestão qualificada e com o apoio de uma equipe de colaboradores que, além de altamente capacitada e habilitada, se dedica não apenas em fortalecer as ações e iniciativas já desenvolvidas, mas também ampliá-las, a fim de sempre promover melhor qualidade de vida aos nossos assistidos. Esse amor à causa apaeana de todos é motivo de orgulho para nós, da Federação Nacional das Apaes, pois temos a oportunidade de mostrar à população e ao poder público a dimensão e a força das Apaes. Em nome do presidente Turozi, parabenizo o presidente Marcelo Vardasca, aos ex-presidentes e ao time de profissionais pelo compromisso e pelo convite por estar aqui participando do jubileu de ouro da Apae de Dourados. Contamos com o apoio de vocês para que, juntos, continuemos fazendo a diferença na vida das pessoas com deficiência e suas famílias de Dourados, de Mato Grosso do Sul e do país, para que possam viver em uma sociedade mais inclusiva, igualitária e mais justa”, afirmou o vice-presidente Nilson Ferreira.
Agenda
A sessão solene na Câmara Municipal fez parte da programação de atividades promovidas pela Apae de Dourados para a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla de 2023, cujo tema é “Conectar e somar para construir inclusão”.
Nesta sexta-feira (25), aconteceu um evento voltado às famílias. A agenda finalizará apenas em 1º de setembro, data de fundação da Apae de Dourados, quando vai ocorrer um chá bingo em comemoração ao cinquentenário da unidade.